A gestão de limpeza é a administração da higienização de locais do ambiente de trabalho, como banheiros, copas, escritórios e outros setores.
A limpeza é uma condição que interfere diretamente na imagem da sua instituição, no desempenho dos colaboradores e consequentemente no rendimento do negócio.
Afinal, ninguém quer estar em ambientes sujos, certo?
Muitas pessoas acreditam que um local limpo requer custos altos. Mas a realidade é que ocorre o contrário, a higiene de ambientes gera ainda mais lucro para a empresa.
Mas você sabe como a limpeza é capaz de causar todos esses impactos na sua empresa? É o que veremos agora neste artigo! Acompanhe a leitura!
Importância da limpeza na empresa
A limpeza é importante em qualquer ambiente, seja nas nossas casas, nas ruas, escolas e é claro, nos nossos locais de trabalho.
Uma higiene deficiente pode favorecer a proliferação de agentes que causam doenças infecciosas e acúmulo de elementos que danificam os equipamentos.
Ademais, impacta na qualidade de vida da equipe de colaboradores, diminui a motivação e aumenta o desânimo.
Todos esses aspectos afetam a redução da produtividade da sua empresa e levam ao comprometimento da credibilidade dos produtos e serviços que são oferecidos.
Assim, a limpeza se torna um ponto fundamental para o desenvolvimento da instituição, devendo fazer parte da rotina de trabalho da organização.
Impacto da gestão de limpeza sobre a imagem da sua empresa
Ao pensar em um estabelecimento, aposto que você logo imagina um local bem organizado e limpo, visto que é da nossa natureza idealizar áreas bem cuidadas. Pesquisas de satisfação apontam que os clientes normalmente dão preferência a locais mais asseados e que a higiene é uma das exigências para tomar a decisão de compra.
Como diz o ditado, “a primeira impressão é a que fica!” Então é preciso causar um bom primeiro impacto.
Dessa forma, o contato inicial com uma imagem bem cuidada da sua empresa gera credibilidade para os visitantes, clientes, funcionários e para o mercado!
Impacto da gestão de limpeza sobre os funcionários
A limpeza interfere no seu quadro de colaboradores, visto que quando mal feita, causa estresse em boa parte das pessoas.
Quando bem feita, melhora a qualidade de vida dos funcionários e reduz doenças e acidentes de trabalho.Conforto
Um ambiente limpo garante maior comodidade e bem-estar, impactando na produtividade e criatividade dos processos.
Os funcionários conseguem exercer as suas funções em um melhor tempo e de forma mais inovadora e produtiva!
Saúde
Principalmente agora durante a pandemia do novo coronavírus, a limpeza ganhou destaque por ser uma forma de minimizar a contaminação.
A limpeza de superfícies comuns entre funcionários e clientes se tornou essencial para eliminar microrganismos, como vírus, bactérias e fungos causadores de doenças.
Além de conseguir diminuir elementos, como ácaros e poeira, capazes de provocar alergias e problemas de pele.
Ademais, reduz restos de comidas e lixeiras cheias, ajudando no controle de pragas, como ratos, insetos e baratas, que também podem ser vetores de várias doenças.
A limpeza do local ajuda a evitar acidentes, a exemplo de deslizes e quedas, por conta de pisos molhados ou escorregadios, minimizando acidentes de trabalho.
Dessa forma, a boa higiene diminui drasticamente a exposição da equipe a elementos que causem transtornos para a saúde.
Humor e disposição
Locais sujos causam sensação de irritação e cansaço nos colaboradores, o que acarreta menor desempenho para a instituição.
Espaços com muita sujeita tornam a execução das atividades mais lenta e favorecem a procrastinação.
Já em uma empresa limpa e com organização, é mais simples de encontrar os equipamentos, documentos e materiais necessários para realizar as funções, diminuindo o estresse e aumentando a disposição.
Motivação
Muitas questões estão envolvidas na motivação dos funcionários, e a limpeza é uma delas.
Quando os gestores se esforçam em manter o local limpo, os colaboradores também se sentem motivados ao perceber o empenho constante para manter o ambiente funcionando adequadamente.
Assim, também se sentem valorizados trabalhando ali e no dever de auxiliar no alcance de metas.
Relacionamentos
Tudo que nos cerca impacta na forma em como nos sentimos e lidamos com as pessoas ao nosso redor.
Uma instituição limpa gera sentimentos positivos nos funcionários, como alegria e satisfação.
Assim, favorece as relações interpessoais, tornando os funcionários mais gentis uns com os outros e com os clientes.
Além de melhorar o clima organizacional da empresa, aumenta a produtividade por interferir positivamente na execução de tarefas.
Impacto da gestão de limpeza sobre os indicadores da empresa
Um dos principais pilares da gestão de empresas para alcançar o sucesso é ter um bom relacionamento com consumidores e colaboradores.
Pois como você já viu, a limpeza gera impacto na imagem do seu negócio para atrair e conquistar mais clientes, e também sobre os seus funcionários, deixando-os mais satisfeitos e melhorando a qualidade de vida.
Ou seja, ao proporcionar um ambiente de trabalho agradável e limpo, você consegue alcançar uma parte desse pilar e aprimorar o rendimento da sua instituição.
Desempenho e aumento da produtividade
Devido ao fato de a limpeza reduzir o percentual de colaboradores doentes, o desempenho da instituição é evidente.
Isso acontece porque é possível diminuir a quantidade de faltas não planejadas da equipe de funcionários.
Ademais, pessoas bem estimuladas e em locais limpos aumentam a sua produtividade em até 40%!
Empresas bem higienizadas também fazem os funcionários se sentirem mais satisfeitos e mantêm o interesse no local, diminuindo a rotatividade da equipe.
Conservação de equipamentos
Os equipamentos também precisam de limpeza para que a vida útil seja prolongada, já que poeiras e elementos externos acabam afetando o desempenho das máquinas.
Dessa forma, com a limpeza correta você consegue reduzir prejuízos dessas ferramentas através da manutenção preventiva.
Viu como a limpeza além de melhorar o relacionamento com clientes e funcionários, reduz as perdas, custos operacionais e aumenta o seu lucro?
Como contratar uma empresa para gestão de limpeza
A contratação do serviço pode ser de forma direta ou terceirizada. Embora a contratação direta seja mais barata, está sujeita a muitos imprevistos, como férias e demissões.
Já a terceirização de serviços de limpeza garante maior quantidade de funcionários e facilidade para realocar e revezar os colaboradores para cobrir todos os turnos.
Além disso, os profissionais terceirizados são especialistas, otimizam o tempo e sabem exatamente como proceder para atender as demandas do negócio.
Então busque por uma empresa de qualidade e que seja especialista na área para fornecer o cuidado necessário ao ambiente!
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