A limpeza é um serviço indispensável, sobretudo em ambientes como indústrias e fábricas, que são locais responsáveis pela produção de diversas mercadorias, que vão desde roupas até alimentos. Imagina só, por exemplo, o perigo que seria distribuir um alimento contaminado por uma bactéria que pode ocasionar graves problemas de saúde, como intoxicações alimentares. Não há quem queira passar por essa situação, não é mesmo?!
Por isso, a limpeza industrial torna-se tão importante para garantir não só melhores condições laborais para os funcionários, como também para proteger os consumidores de possíveis contaminações nos produtos. Para te ajudar no processo de limpeza da sua indústria, hoje nós separamos as melhores práticas rápidas e eficientes que vão eliminar microrganismos e sujeiras do ambiente de uma vez por todas. Confira abaixo!
Qual a importância da limpeza industrial?
Um dos pontos mais importantes da limpeza industrial é a saúde e segurança dos consumidores. Não se esqueça que eles exercem um papel fundamental na avaliação do produto ou serviço, por isso é importante seguir os protocolos de higienização e se preocupar com os mínimos detalhes na hora da limpeza de modo a evitar futuros prejuízos que podem afetar diretamente o crescimento da empresa.
Para além dos consumidores, a limpeza industrial também deve ser feita para garantir o bem-estar dos funcionários. Afinal, não tem como eles executarem suas atividades com pisos e equipamentos sujos. Segundo a Green Building Association, deixar a indústria mais limpa aumenta o fluxo de trabalho em 40%. Assim, manter o ambiente devidamente higienizado contribui não só com a saúde do funcionário como com a sua produtividade.
Outro fator importante é a conservação do maquinário, que sem a devida higienização pode acabar perdendo a sua eficiência e se desgastando com uma maior facilidade. Isso faz com que as indústrias tenham um gasto maior com consertos e até mesmo interrupções na produção por defeitos na máquina. Para aumentar a durabilidade e evitar gastos desnecessários, é importante realizar uma limpeza industrial eficiente e com frequência.
O que é necessário para realizar uma limpeza industrial eficiente?
Para a realizar a limpeza industrial é necessário que a empresa tenha em mente os seguintes pontos:
Analisar as necessidades
Antes de realizar a escolha da equipe responsável pela limpeza, primeiro é necessário levar em consideração as demandas da sua empresa. Em outras palavras: Quais os ambientes da indústria estão necessitando de limpeza? Teto, piso e janelas? Banheiros? Dutos, sistemas de ventilação, torres de resfriamento e unidades de tratamento de ar? Depois de definir o ambiente, você pode escolher a equipe que melhor se adequa às suas necessidades.
Utilizar produtos adequados
Após identificar as demandas da sua empresa, agora é necessário adquirir os produtos adequados para a higienização. Isso porque cada superfície e maquinário exige um produto específico para remover sujeiras e eliminar microrganismos do ambiente. Mas lembre-se que para chegar nessa etapa é necessário realizar o mapeamento anterior, para não correr o risco de adquirir produtos que não são eficientes para limpar determinada superfície.
Elaborar um cronograma de atividades
Com o mapeamento realizado e os produtos escolhidos, é só elaborar um cronograma de atividades contendo as áreas a serem higienizadas e a periodicidade de limpeza que pode ser diária, semanal ou mensal. Lembre-se de adicionar uma frequência de limpeza maior para aquelas áreas mais críticas. Além disso, é importante incluir no cronograma a equipe ou o profissional responsável pela limpeza de determinada área.
Quais as principais práticas de limpeza industrial?
Muitas práticas são aplicadas nas indústrias atualmente para realizar a limpeza eficiente do local. Entre essas práticas estão:
Hidrojateamento
O hidrojateamento é uma técnica que utiliza água em diferentes pressões com o intuito de remover não só sujeiras comuns, como também incrustações, óleo, resíduos líquidos ou pastosos presentes no ambiente industrial. Essa técnica pode ser aplicada na lavagem de fachadas, pisos, tanques e até mesmo para desobstrução de dutos. Após a lavagem, os resíduos ficam acumulados no aspirador, podendo ser descartados de maneira correta.
Espaços confinados e altura
Sabe aqueles locais difíceis de acessar como fachadas, telhados, reservatórios e tanques subterrâneos? É possível realizar a limpeza desses ambientes com o auxílio de equipamentos adequados como cordas, ganchos, capacetes e cinturões. Caso o trabalho seja em altura, reforce a importância da utilização desses e de outros equipamentos para garantir a segurança e integridade física do trabalhador.
Tratamento e impermeabilização de pisos
Por meio do tratamento e impermeabilização dos pisos é possível evitar que resíduos e substância como óleos, solventes, graxas e até tintas entrem no piso. Nesse caso, são utilizados selantes e impermeabilizantes que apresentam na sua composição substâncias que asseguram a integridade dos pisos. Assim, é possível aumentar a vida útil dessa superfície e reduzir os custos com manutenção.
Limpeza industrial no contexto da COVID-19
É importante destacar que todos esses processos listados precisam ser adaptados ao cenário atual da COVID-19 que exige uma limpeza mais profunda e eficiente do ambiente industrial de modo a minimizar o risco de contaminação e proliferação do vírus entre os colaboradores. Nesse contexto, a empresa especializada deve seguir os protocolos de limpeza e contar com equipamentos que realizam a desinfecção completa e eficiente de pisos e máquinas que podem ser meios de contaminação.
Agora que você já sabe as melhores práticas de limpeza na indústria, está esperando o que para realizar a higienização da sua empresa? A GBA Facilities oferece diversos serviços de limpeza que contam com profissionais capacitados para entregar serviços de qualidade e alinhados com as suas necessidades. Afinal, nossa prioridade é você!