Com o desenvolvimento do mercado muitos aspectos mudaram. Os empregos se transformaram, as relações se alteraram e até mesmo a forma de gerir os serviços, os funcionários e demais questões em empresas indústrias também mudaram.
Essa transformação dá espaço para novas formas de gestão e novas maneiras de relacionar o trabalho. Sob esse contexto, a Gestão de Facilities, ou gestão de instalações, entra em ação.
Com relação às indústrias e sua grande quantidade de demandas, a Gestão de Facilities, como por exemplo das questões atreladas à limpeza, também precisou passar por inovações e é sobre esse tema que este artigo se estende.
Para saber mais sobre a Gestão de Facilities atrelada às indústrias, principalmente no quesito limpeza, não deixe de conferir o texto na íntegra e tirar todas as dúvidas.
Boa leitura!
Gestão de Facilities: o que é?
Antes de falar sobre a Gestão de Facilities para empresas, é indispensável saber seu conceito e área de atuação. É possível entender a Gestão de Instalações como todo o gerenciamento de rotinas, espaços, pessoas e organizações.
Os espaços costumam ser infraestruturas ou locais como escritórios, indústrias, empresas ou qualquer outro local que requisite ordenamento.
A Gestão de Facilities tem o intuito de garantir que tudo corra bem em tais espaços a partir da manutenção da infraestrutura e da organização deles.
Atualmente, com a terceirização de serviços, a Gestão de Facilities foi otimizada. É possível contratar uma empresa para atuar com essas demandas estruturais da organização e contar com a experiência, qualificação e praticidade dela.
Alguns processos de facilities que podem ser terceirizados são: limpeza e conservação, serviços de asseio, etc.
Quais são os desafios da Gestão de Facilities em indústrias?
A criação de um gerenciamento destinado a demandas de espaços por si só já é bastante desafiadora. No entanto, ao pensar em uma indústria, seu contingente de funcionários e a sua logística, esses desafios são ainda maiores. E quais são eles? Veja abaixo:
Gestão financeira
Devido à responsabilidade de ordenar diversos setores e pessoas, a Gestão de Facilities é também responsável pela permissividade de gastos de uma empresa. Por exemplo, se uma gestão operacionaliza máquinas e/ou compras custosas, isso vai impactar diretamente nos gastos da organização.
Da mesma maneira, se a gestão for atenta aos detalhes e focada na economia, é possível garantir a boa condução e funcionamento da empresa gastando menos.
Certamente, com tantos aspectos para lidar, é complicado lidar com a gestão financeira e por isso a distribuição de tarefas pode auxiliar os gestores de Facilities. Uma boa maneira de fazer isso é através da terceirização de alguns serviços.
Manutenção da qualidade das rotinas e dos profissionais
O mercado de trabalho conta com muitos profissionais, mas nem todos eles são adequados ao que uma empresa precisa ou a qualidade e rigor esperados. Apesar disso, esses fatores são muito importantes, pois eles impactarão diretamente a funcionalidade da empresa.
Ou seja, mexerá justamente com o objetivo da Gestão de Facilities. Por isso, a terceirização tem sido ideal atualmente, afinal, a contratação de uma empresa é feita mediante a garantia de um trabalho de excelência.
A terceirização opera com a prestação de serviços de funcionários qualificados, experientes e comprometidos, como os que a GBA Facilities garante.
Inovação de facilities dentro das indústrias
Com as transformações dentro das indústrias, ter uma Gestão de Facilities comprometida com as melhorias é indispensável. No entanto, a utilização de mecanismo e rotinas que facilitam a rotina desses profissionais é essencial para garantir uma gestão mais assertiva.
Atualmente, existem diversas inovações que podem dar esses resultados e a gestão de facilities precisa incluí-las. Ao falar de indústrias e todas as suas demandas, essas inovações tornam-se ainda mais indispensáveis.
Confira abaixo algumas delas:
Por falar em inovação em indústrias e Gestão de Facilities, com a empresa certa para contratar prestadores de serviço, é possível contratar pessoas que saibam manusear todos esses dispositivos e rotinas.
Por isso, mais do que implementá-los lembre-se que é necessário deixá-los sob a supervisão de pessoas que sejam qualificadas para lidar com as inovações para as empresas.
A tecnologia evolui e está sempre a favor do progresso de empresas, indústrias e gestão, mas precisa ser utilizada da maneira certa.
A GBA Facilities atua com sensores, automação e digitalização justamente para otimizar os processos de empresas e indústrias.
Importância da terceirização de limpeza no processo de Gestão de Facilities de uma indústria?
Se cabe à Gestão de Facilities garantir o bom funcionamento das empresas a partir da organização de setores, a limpeza é um deles.
A terceirização de limpeza está cada vez mais comum devido às facilidades de contratação, benefícios mútuos e possibilidade de contratar pessoas com qualificação garantida. Afinal, os serviços de limpeza são imprescindíveis para qualquer organização e quem zela por isso pode optar por esse modelo de contratação.
Com relação à indústria, a limpeza é primordial. Primeiramente, a depender do tipo de produção de uma indústria, a poeira e a sujeira podem ser causadoras de explosão. Ademais, em excesso elas podem atrapalhar o funcionamento das máquinas.
Além disso, os compostos que se acumulam podem ser insalubres para os funcionários.
Essas e outras razões trazem à tona a necessidade de investir bem no cuidado com a limpeza de uma indústria. Para isso, é possível fazer a contratação de uma empresa que presta serviços terceirizados.
A terceirização de serviços de limpeza é uma excelente alternativa para melhorar a gestão de limpeza. Então que tal não perder tempo e levar isso para a sua empresa?