Gerir uma empresa não é uma tarefa fácil. Além disso, com o advento da pandemia do coronavírus, o consumidor brasileiro tornou-se cada vez mais exigente em relação ao padrão de limpeza encontrado nas empresas.
Logo, existiu a necessidade de desenvolver novas estratégias de gerenciamento dos processos que envolvem a limpeza e a organização de ambientes. Dentre elas, está a gestão de cores.
É possível utilizar as cores nos negócios de inúmeras formas diferentes. Elas são responsáveis por compor uma estratégia de marketing, conferir emoções e transmitir mensagens que não é possível revelar através de simples palavras.
Isto acontece, pois uma das primeiras associações realizadas pelo nosso cérebro ao adquirir uma informação nova, está na interpretação dos elementos visuais daquele conteúdo. É possível notar isso, por exemplo, em crianças a partir do primeiro ano de idade. Pois elas já conseguem associar cores e formatos ao ambiente em sua volta.
É a partir desta mesma premissa que podemos utilizar a gestão de cores para a limpeza.
E aí? Está curioso para entender um pouco mais sobre este assunto?
Então vem com a gente!
O que é a gestão de cores?
A gestão de cores consiste numa padronização infográfica, que tem como objetivo otimizar o processo de identificação de elementos e objetos através da percepção visual. Apesar de não existir um padrão certo de limpeza pela Associação Brasileira de Normas Técnicas, esse tipo de gestão já se emprega em diversas empresas ao longo do mundo.
Além disso, você mesmo já pode ter visto alguns exemplos deste tipo de gestão de forma simplificada em alguns locais. Por exemplo, em locais que já foram higienizados, existe a identificação com sinalizações da cor verde. De igual forma, locais sujos ou interditados são identificados com a sinalização de cor vermelha.
Perceba que esta sinalização simples através das cores impediu, por exemplo a utilização inadequada dos usuários daquele local. Além disso, também foi capaz de sinalizar ao responsável por aquele ambiente qual o local que necessita de maior atenção.
Para que serve a gestão das cores?
Este é um modelo aplicado para a identificação visual de ambientes ou objetos. Dessa forma, a gestão de cores pode aplicar-se de inúmeras formas diferentes, desde a seleção de ambientes que necessitam de limpeza frequente, a segregação de produtos químicos para a higienização de locais.
A gestão de cores tem como base a utilização de um sistema codificado, onde cada cor representa um tipo de aplicação. Desta forma, ambientes identificados com cor vermelha podem apresentar, por exemplo, um maior risco de contaminação cruzada. Logo, os utensílios que se utilizam neste local devem identificar-se de vermelho e a frequência de limpeza deve ser estabelecida de acordo com o percentual de risco do ambiente.
Cada empresa possui características e necessidades únicas, que você deve considerar na construção do seu plano de gestão. Entretanto, alguns fatores podem ser aplicados de forma generalizada, pois consistem na base deste tipo de estratégia.
Um desses aspectos é a Segregação por Zoneamento. Quando nos referimos a uma empresa de advocacia, por exemplo, existem zonas como escritórios, banheiros e copas. Por se tratar de locais com produção de sujidades diferentes, eles não podem ser limpos da mesma forma, ou com os mesmos utensílios.
Isto acontece, pois áreas como banheiros possuem sujidades referentes aos fluidos corporais, enquanto os escritórios apresentarão uma maior quantidade de impureza referente a poeiras, papéis, plásticos e etc.
Dessa forma, a segregação por zoneamento acontece da seguinte forma:
Áreas como sanitários e urinóis ou que possuam algum tipo de resíduo biológico devem identificar-se com a cor vermelha.
Em seguida, áreas que apresentem menores riscos de contaminação como pias e lavatórios devem identificar-se na cor amarela.
Área que tem contato com alimentos
Já as áreas que tenham contato com alimentos ou possuam outros itens de utilização como mesas, equipamentos ou objetos que ocasionem a produção de pó devem identificar-se de verde.
Por fim, áreas de menor risco como escritórios, mobiliários e vidros deverão ser identificadas com a cor azul.
É importante salientar ainda que a limpeza deve ser realizada primeiro nas áreas que apresentam menores sujidades ou riscos de contaminação cruzada, e por último, na área identificada de vermelho.
Apesar de ser algo que pareça simples à primeira vista, este sistema de gestão exige um mapeamento completo do seu local de aplicação. Além disso, ele também é capaz de prevenir e evitar situações onde um contaminante seja levado para locais distintos.
Outro ponto de destaque está na otimização do processo. O sistema de gestão e codificação por cores é capaz de otimizar o tempo gasto para a realização dos procedimentos de limpeza, visto que, todos os utensílios devem ser identificar-se com a cor do seu local de aplicação, facilitando assim a execução do processo.
Para adquirir melhores resultados, você poderá contratar uma empresa especializada no assunto, como a GBA Facilities. Temos como objetivo, entender as suas principais necessidades e encaixar a solução que melhor se encaixe no seu orçamento.
Para isso, você poderá nos contatar e realizar o processo de consultoria, onde juntos, conseguiremos construir as melhores estratégias de gestão e organização dos serviços de limpeza da sua companhia.
Lembre-se que, antes de mais nada, os consumidores brasileiros buscam por segurança e transparência em meio a este tempo de pandemia. Logo, investimentos na área de limpeza, asseio e higienização serão capazes de promover uma melhor experiência ao cliente.
O que você está esperando?
É de nosso sincero desejo que este conteúdo seja capaz de sanar as suas dúvidas ou curiosidades acerca da gestão de cores se aplicando aos setores de limpeza. Se você deseja transformar a sua empresa e inovar o seu jeito de fazer a higienização do seu local de trabalho, acesse aqui e entre em contato com a gente! A GBA Facilities está à sua disposição!