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Como analisar uma empresa terceirizada para sua empresa ou condomí­nio?

10/11/2021

A terceirização de serviços passou a se tornar algo estável no mercado devido às chances de redução de custos.

Além disso, permite  que as empresas foquem diretamente no seu negócio. 

Algo que antes era apenas tendência, agora faz parte do cotidiano de empresas grandes, médias e pequenas ou, até mesmo, condomínios. 

No entanto, antes de contratar uma empresa terceirizada para seu negócio ou condomínio, será preciso analisar alguns pontos.

Esses pontos são a reputação, histórico da empresa terceirizada e dentre outros aspectos que serão abordados ao longo do texto. 

Conhecendo a empresa terceirizada

Analisar o conhecimento da empresa de terceirização sobre a área de atuação do seu negócio é um dos pontos mais fundamentais. 

Dessa forma, é extremamente necessário que ela entenda do seu ramo para que possa fornecer serviços compatíveis com sua precisão.

Assim, deverá atuar como assistência para otimizar suas operações e não atrapalhá-las. 

No caso de terceirização de serviços de limpeza, por exemplo, a higienização em um hospital é completamente diferente de uma limpeza em condomínio. 

Portanto, é imprescindível que a terceirizada tenha conhecimento das necessidades específicas de cada empresa e/ou condomínio contratado.

Personalização na terceirização de serviços

A empresa prestadora de serviços de limpeza deve ter a noção da necessidade do cliente, de modo que venha a fornecer afazeres adequados e sob medida para total satisfação. 

Outra questão que você deve avaliar é sobre a flexibilidade de personalizar os serviços, pois, a depender do ramo, a empresa ou condomínio poderá modificar sua forma de atuar.

Dessa forma, é essencial que a terceirizada acompanhe o ramo do contratante, de forma que em momento algum haja diminuição da qualidade da limpeza.

Vamos supor que um hospital exija algum tipo de esterilização ou algum produto específico para higienizar. 

Com isso, a empresa terceirizada deve não só estar apta para atender essas modificações, como é recomendável que possua experiência nesse tipo de serviço para garantir a qualidade da higienização.

Histórico da empresa terceirizada

Como já mencionamos acima, é imprescindível que o histórico da empresa terceirizada seja analisada para que haja segurança na qualidade de seus serviços.

Dessa forma, busque por informações de outros condomínios ou empresas que já receberam atendimento da terceirizada, quais os feedbacks dos serviços e se há indicação de alguma outra empresa. 

Vale ressaltar que feedbacks são importantes para diminuir os riscos de dores de cabeça no futuro. 

Assim, opte por empresas conhecidas, com profissionais qualificados e que possuam um tempo de atuação na área em questão. 

Essas informações são importantes para demonstrar a capacidade da empresa de atender suas demandas e com boa qualidade de serviço.

Mediante isso, se tornará um bom parâmetro de comparação com outras empresas terceirizadas. 

Vantagens de contratar uma empresa terceirizada para serviços de limpeza

A seguir listamos as principais vantagens da terceirização de mão de obra voltada a serviços de limpeza.

Aumento da qualidade

Quando a empresa ou condomínio contrata uma terceirizada de limpeza, geralmente há definição, em contrato, da qualidade esperada. 

Cabe à terceirizada entregar o serviço com a qualidade pré-definida, sob riscos de perder parte da receita. Ou até mesmo, responder judicialmente pelo não cumprimento do que foi fechado em contrato (por exemplo, ser multado). 

Economia de tempo através de uma empresa terceirizada

Analise quanto tempo será necessário para dedicar a treinar alguém para cuidar do serviço de limpeza da forma que sua empresa ou condomínio precisa. 

Demandará muitas horas, não é mesmo?

Portanto, reduza todo esse tempo ao contratar uma empresa de terceirização de serviços de limpeza, pois a mesma já te entrega uma equipe preparada profissionalmente.

Maior eficácia

Na terceirização de funções de limpeza, as empresas possuem a oportunidade de concentrar mais em seus serviços.

Mediante isso, geralmente percebe-se um aumento de eficácia e produtividade nos empreendimentos.

Redução de custos

Profissionais de empresas dedicadas à terceirização de serviços de limpeza, já possuem capacitação na área.

Além disso, gera-se uma economia em termos de seguridade social, encargos trabalhistas, dentre outros. 

Assim, podemos concluir que, de modo geral, a terceirização de serviços de limpeza significa em torno de 20% da redução de custos.

Como analisar de forma adequada uma empresa terceirizada?

Alguns pontos devem ser vistos com mais cuidado, principalmente por empresas de grande e médio porte.

Os principais quesitos são:

1- Legislação

A empresa ou condomínio deve seguir todos os artigos que compõem a Lei nº 13.429/2017.

Nesse regulamento, estão descritos 19 artigos, que relatam o que as empresas e/ou condomínios devem ou não cumprir, em relação à contratação de mão de obra terceirizada. 

2- Relação com os funcionários

Ao optar por mão de obra terceirizada, a empresa ou condomínio deve tomar alguns cuidados.

Entre eles está a relação entre os funcionários contratados e os terceirizados.

Dessa forma, é preciso ter precauções para que a relação entre os mesmos seja harmoniosa e não conflitante.

Em casos de empresas, uma relação conflituosa entre funcionários gera prejuízos, não só financeiros como também ferem a imagem do empreendimento. 

3- Parceiro de terceirização

Para que o serviço de terceirização de limpeza seja feito de forma correta e com qualidade, a empresa deve ser séria e deve ter comprometimento.

Assim, com a grande flexibilização dos últimos anos em relação a prestadores de serviços, é preciso escolher bem.

Analise sempre o tempo no mercado, o Feedback de clientes e, antes de firmar acordo, certifique-se se é uma empresa séria.

Como a GBA Facilities pode te ajudar na terceirização de limpeza?

Aqui na GBA Facilities, você encontrará mão de obra especializada em limpeza, sanitização e esterilização de ambientes como empresas e condomínios.

Atuamos nos mais diversos seguimentos, como:

  • Área corporativa;
  • Condomínios residenciais e comerciais;
  • Transporte e Logística;
  • Indústria;
  • Comércio;
  • Varejo;
  • Área da Saúde e Hospitalar;
  • Shopping Center.

Se você precisa de terceirização de serviços de limpeza em Porto Alegre, já sabe onde encontrar: na GBA Facilities! 

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