A evolução tecnológica nos tempos atuais tem um ritmo jamais visto antes e, quando menos esperamos, surge uma novidade capaz de mudar completamente um mercado inteiro. Não fugindo desse fluxo, a Internet das Coisas (IoT) entra como um novo e eficiente recurso para a gestão no setor de facilities e limpeza. Nessa realidade, serviços terceirizados de limpeza e de facilities são impactados diretamente com a IoT.
Assim, é notório a inserção da tecnologia desde a gestão e monitoramento até a execução e controle de atividades. Diante disso, as empresas terceirizadas podem (e devem) utilizar esses recursos para ampliar a eficácia e a eficiência das suas operações. Sem dúvidas, a união entre IoT e facilities oferece uma maior otimização na execução das tarefas.
No post de hoje, trouxemos para você os detalhes sobre a simbiose entre a IoT e o setor de limpeza e facilities. Continue a leitura e fique por dentro das evoluções tecnológicas na área.
O que é a Internet das coisas (IoT)?
Antes de abordarmos a integração entre a IoT e facilities, vamos conhecer a definição de cada uma dessas áreas.
Bem, a Internet das Coisas se trata de uma rede complexa e adaptativa de sensores, microchips e dispositivos com grande capacidade de processamento. A onda IoT ganhou o mundo inteiro, permitindo que um volume gigantesco de dados possam ser processados e interajam entre si. Atualmente, a IoT tem impactado diretamente os mais diferentes campos econômicos e sociais.
Seja na indústria, no comércio, na prestação de serviços ou na gestão pública, é possível aplicar a IoT para facilitar a execução das tarefas.
O que são Facilities?
No Brasil, Facilities é uma expressão utilizada para todos os tipos de serviços que são prestados como uma forma de facilitar o dia a dia de pessoas e empresas. Os facilities geralmente são a mão de obra especializada orientada a serviços dentro de uma outra empresa. Dessa forma, a empresa contratante pode ter uma maior redução de custos e de despesas, focando a energia dos colaboradores no core business.
Os facilities podem oferecer inúmeros serviços, que variam de acordo com a demanda apresentada. Vejamos aqui as principais segmentações dos facilities:
Limpeza e conservação;
jardinagem;
manutenção de máquinas e equipamentos;
locação de veículos;
manutenção predial;
segurança.
Entre outros.
Como a IoT pode otimizar as atividades do setor de facilities e limpeza?
Agora que você conhece o que é a IoT e quem são os Facilities, vamos compreender eles proporcionam o avanço na produtividade e na eficiência das empresas:
Automação. As atividades facilities muitas vezes são manuais e repetitivas, por isso, a área permite uma boa inserção da automação. Utilizar robôs é uma realidade para a execução de atividades mais simples como a limpeza de vidros, carregamento de produtos e aspiração de pó, por exemplo.
Essa não é uma realidade distante, na verdade, automatizar tem se tornado uma atividade corriqueira no dia a dia das empresas.
Suporte administrativo
O uso da IoT pode ser aplicada nos serviços de suporte administrativo, visto que o controle da documentação e dos processos é facilitado pela tecnologia. Então, a integração dos variados dispositivos de coleta, processamento e envio de dados é realizada de forma simples e autônoma pelos sistemas baseados na inteligência artificial.
Para exemplificar, podemos pensar no caso dos condomínios residenciais, que utilizam as portarias virtuais, realizando o controle de acesso de moradores e visitantes. De maneira remota e com dispositivos conectados à internet, então é possível controlar a entrada e saída a quilômetros de distância do local administrado.
Maior controle dos ativos
Outro ponto crítico para os gestores de facilities é a responsabilização do controle de ativos, como os equipamentos, bem como máquinas de limpeza. Esse problema pode ser sanado por meio da tecnologia, que fornece a exata localização de cada equipamento, além disso, o controle de chamados para manutenção. Como resultado, é evidente a transparência dos custos e melhor conservação dos equipamentos.
Gerenciamento de empreendimentos via mobile
Os aparelhos móveis otimizam a produtividade das equipes de facilities, visto que a tecnologia reduz o tempo ocioso entre as tarefas. Além disso, esse recurso melhora a comunicação dos funcionários. Dessa forma, os trabalhos podem ser melhor monitorados pela gestão das empresas de facilities.
No modelo de gerenciamento mobile baseado em localização (LBS, ou location-based service), o gerente de facilities pode cuidar de diversos prédios simultaneamente. Com o LBS, é possível obter o controle do estoque de suprimentos de cada uma das unidades. Dessa forma, dentro dos limites de um dos edifícios, o sistema exibe via aplicativo uma lista atualizada de todos os materiais disponíveis na unidade.
Esse é somente um exemplo da infinidade de possibilidades!
A IoT e Limpeza 4.0
A Internet das Coisas permite oferecer a gestores de facilities um ecossistema digital completo, voltado para a operacionalização de serviços. No modelo de Limpeza 4.0, é garantida a mobilidade em todos os processos via aplicativo. Veja só algumas vantagens dos sistemas baseado em IoT voltados para limpeza e facilities em geral:
Maior controle de visitas com registro de não-conformidade;
Controle de execução dos serviços baseado em inspeções de líderes ou agentes de limpeza;
Atendimento de chamados via QR Code;
Business Intelligence com dashboards operacionais;
Soluções IoT integrado a sensores para monitoramento dos ambientes e fluxo de pessoas;
Entre outros.
Para ilustrar, vamos a um exemplo de tecnologia voltada para a área de facilities: robôs com sensor de IoT para o controle do fluxo de pessoas em banheiros. Com essa tecnologia, o acionamento dos profissionais de limpeza, manutenção e reposição se torna automático. Basicamente, o sistema funciona com a instalação de um sensor de contagem de pessoas na entrada do banheiro. Com um crachá eletrônico, os profissionais de limpeza e/ou manutenção recebem um alerta com o tipo de problema e a localização exata do ambiente a ser realizado o serviço.