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Os desafios dos síndicos na gestão de contratos terceirizados de limpeza

Os síndicos têm diversas responsabilidades perante ao condomínio, se desdobrar para cuidar do bem-estar dos moradores e administração não é uma tarefa fácil. Nesse cenário, um dos maiores desafios dos síndicos é a gestão de contratos terceirizados de limpeza.

Bem, com tantas atribuições, ter a terceirização da limpeza é uma grande mão na roda.

A grande questão é que a maioria dos síndicos ainda sentem dificuldade em gerir a equipe de funcionários de forma harmônica, para que as tarefas sejam feitas com a eficiência esperada.

Além disso, ainda existe o desafio de acompanhar o desempenho desses funcionários e alinhá-los à cultura do condomínio.

Diante dessa realidade, desenvolvemos esse artigo para orientar você nessas questões administrativas dos contratos terceirizados de limpeza.

Então, continue a leitura e fique por dentro do assunto!

Por que realizar a gestão de contratos terceirizados de limpeza?

A limpeza e conservação do condomínio é fundamental para o convívio dos moradores nas áreas comuns e de lazer.

Além, é claro, de causar uma boa impressão para aquele empreendimento.

Mas para isso, é necessário ter uma equipe adequada para manter o condomínio sempre limpo e apresentável.

Nesse sentido, a maioria dos síndicos preferem deixar essa tarefa para especialistas da área: empresas terceirizadas em limpeza.

Essas prestadoras de serviços trabalham com profissionais qualificados, que passam por treinamentos para atender as expectativas das contratantes.

Além da expertise na execução das tarefas, os contratos terceirizados são capazes de reduzir os custos e as ações trabalhistas.

Afinal, é da responsabilidade da contratada realizar a gestão dos seus respectivos empregados.

Hoje, existe a obrigatoriedade de prestar contas dos empregados para o e-Social, um sistema do governo para transmissão dos dados dos empregados.

Esse é um sistema complexo e todos os dados de folha de pagamentos e informações dos trabalhadores devem ser enviados de imediato e sem erros.

Com a terceirização, essa tarefa maçante não ficará nas mãos do síndico.

Dessa forma, a empresa terceirizada para a limpeza do condomínio garante mais tempo e menos preocupação para o síndico.

Com isso, o tempo precioso do síndico poderá direcionar-se a outras tarefas importantes e gestão do condomínio.

A Gestão dos contratos terceirizados de limpeza

Bem, como vimos anteriormente, as empresas terceirizadas isentam os síndicos de algumas tarefas relacionadas aos empregados.

Entretanto, existem diversos desafios relacionados à gestão de contratos de terceirizados de limpeza.

Isso porque, a terceirização de mão de obra também tem as suas regras.

Vejamos abaixo quais são os pontos de atenção nesse tipo de gestão: 

Legislação

A terceirização é uma tarefa autorizada pela lei brasileira de número 13.429/2017.

Nessa lei, são descritos, em 19 artigos, as questões relacionadas à contratação da mão de obra terceirizada.

Então, se você deseja saber o que pode fazer ou não nessas contratações, é válido a leitura desse dispositivo das leis.

Controle das questões trabalhistas 

Como citamos anteriormente, as questões trabalhistas são de responsabilidade da empresa terceirizada.

Entretanto, o síndico precisa estar atento se há algum descumprimento, para notificar a empresa.

Então, por exemplo, recolhimento do INSS, FTS, exames admissionais e demissionais, segurança do trabalho e uso do EPI, são da responsabilidade da prestadora de serviços.

Mas os síndicos devem ficar de olho nisso, porque o condomínio não está 100% garantido por lei caso ocorra alguma desconformidade.

Relações com os trabalhadores

Cada condomínio tem a sua cultura administrativa e de gestão, então os funcionários contratados diretamente têm um ritmo próprio de trabalho.

Quando surgem empregados terceirizados, é de suma importância que o síndico cuide para que a relação entre contratados diretos e terceirizados seja harmoniosa.

Lembre-se que, quando as relações são conflitantes, muitos prejuízos são acarretados para o condomínio, tanto a nível financeiro quanto na imagem. 

Parceiro de terceirização

Uma terceirização da limpeza sem problemas é aquela em que o síndico conta com uma prestadora comprometida e séria.

Nesse sentido, no momento da escolha do parceiro, é de suma importância realizar uma pesquisa de mercado, conferir o histórico da prestadora com outros condomínios.

Dessa forma, o síndico poderá ter uma noção melhor sobre a eficiência e confiabilidade da empresa.

As principais vantagens da gestão de contratos terceirizados de limpeza

Quando todas as questões apontadas acima são feitas, a terceirização dos serviços de limpeza de condomínios apresenta grandes vantagens.

Entre elas, podemos citar:

Aumento da qualidade

Ao definir um contrato de limpeza terceirizado, espera-se a entrega de um certo nível de qualidade.

Nesse sentido, é dever da empresa contratada manter a qualidade descrita no acordo.

Caso o contrário, ela correrá o risco de perder receita e até responder judicialmente pelo não cumprimento do que foi acordado.

Economia de tempo

Treinar uma equipe por conta própria para cuidar da limpeza e conservação de um condomínio é uma tarefa morosa, que demanda muito tempo.

Entretanto, com a contratação de serviços de limpeza, o síndico estará livre dessa tarefa.

Afinal, a empresa que presta o serviço de terceirização deve entregar uma equipe devidamente qualificada.

Maior eficácia

Quando funções secundárias, como o da limpeza, é terceirizada, o síndico consegue focar no core business: a gestão do condomínio.

Consequentemente, nota-se o aumento na eficácia e produtividade desse administrador, afinal, ele estará focado em suas competências principais. 

Redução de custos

Você sabia que a terceirização dos serviços de limpeza gera, pelo menos, 20% de redução de custo?

Isso porque, o condomínio não precisa se preocupar com o pagamento de seguridade social dos empregados, tributos, entre outros encargos.

Outro ponto de economia é com relação a capacitação dos empregados, tendo em vista que os profissionais que se dedicam à limpeza já possuem treinamento pela empresa contratada.

Escalabilidade 

A terceirização permite que o síndico consiga adequar, com maior facilidade, a equipe de limpeza, a depender da demanda do condomínio.

Então por exemplo, em caso de necessidade de redução de tarefas, o síndico pode solicitar a redução do quadro de funcionários que prestam serviço de forma simplificada.

Em contrapartida, em caso de maior necessidade, o gestor do condomínio consegue rapidamente mão de obra qualificada.

Se a contratação fosse direta, esse trâmite seria mais oneroso e despenderia mais tempo. 

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