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Qual é o impacto da gestão de limpeza dentro da sua empresa?

A gestão de limpeza é a administração da higienização de locais do ambiente de trabalho, como banheiros, copas, escritórios e outros setores. 

A limpeza é uma condição que interfere diretamente na imagem da sua instituição, no desempenho dos colaboradores e consequentemente no rendimento do negócio.

Afinal, ninguém quer estar em ambientes sujos, certo?

Muitas pessoas acreditam que um local limpo requer custos altos. Mas a realidade é que ocorre o contrário, a higiene de ambientes gera ainda mais lucro para a empresa.

Mas você sabe como a limpeza é capaz de causar todos esses impactos na sua empresa? É o que veremos agora neste artigo! Acompanhe a leitura!

Importância da limpeza na empresa

A limpeza é importante em qualquer ambiente, seja nas nossas casas, nas ruas, escolas e é claro, nos nossos locais de trabalho.

Uma higiene deficiente pode favorecer a proliferação de agentes que causam doenças infecciosas e acúmulo de elementos que danificam os equipamentos.

Ademais, impacta na qualidade de vida da equipe de colaboradores, diminui a motivação e aumenta o desânimo.

Todos esses aspectos afetam a redução da produtividade da sua empresa e levam ao comprometimento da credibilidade dos produtos e serviços que são oferecidos.

Assim, a limpeza se torna um ponto fundamental para o desenvolvimento da instituição, devendo fazer parte da rotina de trabalho da organização.

Impacto da gestão de limpeza sobre a imagem da sua empresa

Ao pensar em um estabelecimento, aposto que você logo imagina um local bem organizado e limpo, visto que é da nossa natureza idealizar áreas bem cuidadas.

Pesquisas de satisfação apontam que os clientes normalmente dão preferência a locais mais asseados e que a higiene é uma das exigências para tomar a decisão de compra.

Como diz o ditado, “a primeira impressão é a que fica!” Então é preciso causar um bom primeiro impacto.

Dessa forma, o contato inicial com uma imagem bem cuidada da sua empresa gera credibilidade para os visitantes, clientes, funcionários e para o mercado! 

Impacto da gestão de limpeza sobre os funcionários

A limpeza interfere no seu quadro de colaboradores, visto que quando mal feita, causa estresse em boa parte das pessoas.

Quando bem feita, melhora a qualidade de vida dos funcionários e reduz doenças e acidentes de trabalho.

Conforto

Um ambiente limpo garante maior comodidade e bem-estar, impactando na produtividade e criatividade dos processos.

Os funcionários conseguem exercer as suas funções em um melhor tempo e de forma mais inovadora e produtiva!

Saúde

Principalmente agora durante a pandemia do novo coronavírus, a limpeza ganhou destaque por ser uma forma de minimizar a contaminação.

A limpeza de superfícies comuns entre funcionários e clientes se tornou essencial para eliminar microrganismos, como vírus, bactérias e fungos causadores de doenças.

Além de conseguir diminuir elementos, como ácaros e poeira, capazes de provocar alergias e problemas de pele.

Ademais, reduz restos de comidas e lixeiras cheias, ajudando no controle de pragas, como ratos, insetos e baratas, que também podem ser vetores de várias doenças.

A limpeza do local ajuda a evitar acidentes, a exemplo de deslizes e quedas, por conta de pisos molhados ou escorregadios, minimizando acidentes de trabalho.

Dessa forma, a boa higiene diminui drasticamente a exposição da equipe a elementos que causem transtornos para a saúde.

Humor e disposição

Locais sujos causam sensação de irritação e cansaço nos colaboradores, o que acarreta menor desempenho para a instituição.

Espaços com muita sujeita tornam a execução das atividades mais lenta e favorecem a procrastinação.

Já em uma empresa limpa e com organização, é mais simples de encontrar os equipamentos, documentos e materiais necessários para realizar as funções, diminuindo o estresse e aumentando a disposição.

Motivação

Muitas questões estão envolvidas na motivação dos funcionários, e a limpeza é uma delas.

Quando os gestores se esforçam em manter o local limpo, os colaboradores também se sentem motivados ao perceber o empenho constante para manter o ambiente funcionando adequadamente.

Assim, também se sentem valorizados trabalhando ali e no dever de auxiliar no alcance de metas.

Relacionamentos

Tudo que nos cerca impacta na forma em como nos sentimos e lidamos com as pessoas ao nosso redor.

Uma instituição limpa gera sentimentos positivos nos funcionários, como alegria e satisfação.

Assim, favorece as relações interpessoais, tornando os funcionários mais gentis uns com os outros e com os clientes.

Além de melhorar o clima organizacional da empresa, aumenta a produtividade por interferir positivamente na execução de tarefas.

Impacto da gestão de limpeza sobre os indicadores da empresa

Um dos principais pilares da gestão de empresas para alcançar o sucesso é ter um bom relacionamento com consumidores e colaboradores.

Pois como você já viu, a limpeza gera impacto na imagem do seu negócio para atrair e conquistar mais clientes, e também sobre os seus funcionários, deixando-os mais satisfeitos e melhorando a qualidade de vida.

Ou seja, ao proporcionar um ambiente de trabalho agradável e limpo, você consegue alcançar uma parte desse pilar e aprimorar o rendimento da sua instituição.

Desempenho e aumento da produtividade

Devido ao fato de a limpeza reduzir o percentual de colaboradores doentes, o desempenho da instituição é evidente.

Isso acontece porque é possível diminuir a quantidade de faltas não planejadas da equipe de funcionários.

Ademais, pessoas bem estimuladas e em locais limpos aumentam a sua produtividade em até 40%!

Empresas bem higienizadas também fazem os funcionários se sentirem mais satisfeitos e mantêm o interesse no local, diminuindo a rotatividade da equipe.

Conservação de equipamentos

Os equipamentos também precisam de limpeza para que a vida útil seja prolongada, já que poeiras e elementos externos acabam afetando o desempenho das máquinas.

Dessa forma, com a limpeza correta você consegue reduzir prejuízos dessas ferramentas através da manutenção preventiva.

Viu como a limpeza além de melhorar o relacionamento com clientes e funcionários, reduz as perdas, custos operacionais e aumenta o seu lucro?

Como contratar uma empresa para gestão de limpeza

A contratação do serviço pode ser de forma direta ou terceirizada. Embora a contratação direta seja mais barata, está sujeita a muitos imprevistos, como férias e demissões.

Já a terceirização de serviços de limpeza garante maior quantidade de funcionários e facilidade para realocar e revezar os colaboradores para cobrir todos os turnos.

Além disso, os profissionais terceirizados são especialistas, otimizam o tempo e sabem exatamente como proceder para atender as demandas do negócio.

Então busque por uma empresa de qualidade e que seja especialista na área para fornecer o cuidado necessário ao ambiente!

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