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Serviços de limpeza: contratar ou terceirizar?

No artigo de hoje, ajudamos você a sanar a dúvida sobre serviços de limpeza de uma vez por todas.

 Contratar ou terceirizar? Esta é uma questão muito debatida nas empresas e condomínios quando o assunto é serviços de limpeza.

Há quem prefira chamar uma pessoa já conhecida. Por outro lado, também existem os adeptos da limpeza profissional e sem burocracias contratuais.

Realmente, para adiantar, já reiteramos que o vantajoso é a terceirização, por uma série de motivos que vamos expor a seguir. E aliás, se tem um assunto do qual entendemos, é este. Boa leitura!

 

Você vai ver neste artigo:

  • As origens da terceirização
  • Vantagens de terceirizar os serviços de limpeza
  • Por que contratar pode não ser uma boa opção?
  • Como ocorre a terceirização?
  • Conheça a GBA Facilities

 

As origens da terceirização

Você sabia? A terceirização (outsourcing), o conceito de transferir para fora da empresa parte de seu processo produtivo, foi consolidada na Segunda Guerra Mundial.

À época, as indústrias de armamento passaram a buscar parceiros externos a fim de aumentar sua capacidade de produção.

Eram contratadas pessoas para dar suporte ao aumento da produção de uniformes militares, armas, munições, aviões, navios e tanques de guerra.

Até aquele momento, a maioria das organizações lidava abrangia internamente todos os processos. Neste sentido, quanto menos dependesse de agentes externos, melhor.

Mas os tempos mudaram. A percepção de que se deve dividir a responsabilidade pelas diferentes fases de uma operação entre fornecedores acabou por se tornar realidade.

E terceirizar é, inegavelmente, muito mais do que a simples contratação de serviços ou mão de obra. Esta é uma parte fundamental para a boa gestão de uma empresa. Um terceirizado deve ser tido como um verdadeiro parceiro.

 

Vantagens de terceirizar os serviços de limpeza

Haveria muito mais, mas elencamos a seguir apenas três bons argumentos pelos quais você deveria considerar a contratação de uma empresa terceirizada para os serviços de limpeza.

 

  • Funcionários altamente especializados

A terceirização dos serviços de limpeza garante que os funcionários estejam altamente preparados a todo momento. Pense conosco: eles foram selecionados minuciosamente, além de terem passado por treinamentos personalizados para a sua empresa ou condomínio.

Portanto, estão altamente habilitados para a função. E mais: no caso de ser necessária a substituição do colaborador, isto acontecerá de forma ágil e mantendo os mesmos padrões.

 

  • Sem burocracias contratuais

A parte burocrática da contratação de um funcionário leva tempo. Quando há terceirização, estes quesitos ficam a cargo da empresa que executa o serviço.

Assim, não são necessários contratos individuais para cada funcionário da equipe de limpeza. Tudo é tratado diretamente com a empresa terceirizada.

Outra vantagem neste ponto é que o contratante não precisa se ater a cumprir determinadas obrigações, como treinamentos e fornecimento de uniformes.

 

  • O tamanho da equipe sempre será o mesmo

Quando há necessidade de licenças ou férias de funcionários da equipe de limpeza, ocorre a substituição automática por outro colaborador da empresa terceirizada, sem custos adicionais.

O mesmo no caso de demissões. Cabe somente a esta organização todos os encargos e recomposição de equipe.

 

Por que contratar pode não ser uma boa opção?

Recentemente, publicamos aqui no blog da GBA Facilities um artigo que traz à tona todas as dores de cabeça geradas pela má gestão dos serviços de limpeza.

Os espaços de convivência e de trabalho exigem protocolos de limpeza eficazes, em especial durante a pandemia.

Inegavelmente, existem pessoas bastante competentes à disposição de muitas empresas para trabalhar.

Mas se o que você busca é uma equipe treinada especificamente para os ambientes da sua empresa ou condomínio, com a garantia de qualidade e economia de tempo, não há comparações. A terceirização é, de fato, a melhor alternativa.

 

Como ocorre a terceirização de serviços de limpeza?

A terceirização de serviços de limpeza ocorre mediante um contrato direto com uma empresa prestadora do serviço, a exemplo da GBA Facilities.

Antes mesmo da assinatura, é imprescindível levantar informações completas e ter em mente quais as necessidades da empresa ou condomínio.

Cabe à empresa contratante definir com precisão as características do que deseja para suas demandas. Este é um momento fundamental, em que tudo deve ser detalhado.

Mesmo porque a GBA Facilities inicia a elaboração de seu planejamento a partir destes pormenores. Cada empresa é única e tem necessidades diferentes e importantes.

Quando todos os pontos forem elencados, a empresa assina um contrato personalizado. Vale ressaltar que todos os direitos trabalhistas e a gestão do pessoal são de inteira responsabilidade da empresa contratada (no nosso caso, da GBA Facilities).

Assim, sua empresa abre mão de quaisquer gastos com manutenção salarial e contratação dos profissionais.

Se a contratante necessitar de uma atuação específica de serviços de limpeza, podem ser estabelecidas cláusulas para o fornecimento de eventuais equipes auxiliares.

Da mesma forma, em alguns casos, é preciso efetivar uma contratação pontual de colaboradores por períodos específicos, como nos meses que antecedem o Natal, por exemplo. Tudo deve estar precisamente apontado no contrato.

Conclusão

De tudo o que expusemos aqui, fica uma pergunta central: por que ter preocupações e se envolver em burocracias quando uma empresa terceirizada se encarrega de tudo?

Se tempo é dinheiro, nada mais justo do que canalizar a energia na produtividade e na rentabilidade do seu negócio. E além disso, é notório que uma empresa especializada desempenhará suas atividades de limpeza com profissionalismo e adequação.

Cada ambiente presume uma rotina e materiais específicos. Fazer este planejamento é primordial e está intimamente relacionado à segurança de funcionários, clientes e fornecedores (especialmente diante de uma pandemia).

 

Conheça a GBA Facilities

Nós temos expertise em serviços de limpeza. Contamos com equipes especializadas, que passam por constantes treinamentos.

Nós entendemos que este é um assunto que precisa ser tratado com seriedade, por isso nos encarregamos de tudo: desde os materiais adequados e seguros à higienização à contratação de pessoal e à elaboração de cronogramas. Assim, não há motivos para se preocupar.

Entre em contato conosco e receba um orçamento. A GBA Facilities está no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo.

 

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