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7 indicativos nada óbvios para medir a produtividade da sua empresa

Lucro e volume de vendas são indicadores triviais. Mas você já parou para pensar na quantidade de outros fatores que também importam para a produtividade da sua empresa?

A produtividade da empresa, independentemente de seu segmento, precisa ser constantemente mensurada. Isso porque ela precisa prosperar. E para tal, acompanhar sua performance é de extrema importância.

Por esta razão, estabelecer indicadores de produtividade faz com que esta tarefa fique mais fácil. E engana-se quem pensa que o lucro é o único parâmetro. Afinal, um ambiente de trabalho rentável passa por uma série de fatores – o tempo, a organização e até a limpeza são alguns deles, conforme você acompanhará a seguir.

Antes de mais nada, é válido evidenciar que uma boa lista de indicadores deve estar sempre adaptada ao nicho de negócio de uma organização. Ela deve contemplar objetivo, atividades que precisam ser realizadas e um índice numérico, capaz de representar o desempenho de forma quantitativa.

De uma maneira genérica, para tentar medir a produtividade da empresa na qual você trabalha, elencamos 7 fatores que julgamos primordiais. Ótima leitura!

 

Rotatividade de funcionários

A produtividade da empresa nem sempre é medida de acordo com o parâmetro de turnover, a rotatividade dos colaboradores, mas saiba que ela é de vital importância. Aliás, os dados no Brasil são alarmantes. De acordo com pesquisa divulgada pelo Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (DIEESE) e pela Robert Half, o índice de turnover no Brasil, antes mesmo da pandemia da COVID-19, era de assustadores 82%.

 

Ociosidade de equipes e máquinas

Você já parou para calcular com detalhes os prejuízos decorrentes da ociosidade tanto de máquinas quanto de funcionários? Às vezes este é outro quesito cuja relevância é esquecida.

 

Tempo de resposta para ordens de serviços abertas

Dependendo do segmento, talvez um de seus indicadores seja o número de ordens de serviços abertas. Mas e se você analisar o tempo de resposta entre esta abertura e execução?

 

Custos de limpeza em geral

Este é um indicador fundamental. O desempenho da área de limpeza e conservação requer bons indicadores, especialmente porque diz respeito ao bem estar dos funcionários.

 

Energia economizada em decorrência de melhorias em conservação e eficiência

Se este fator chave é longo, seu entendimento é fácil. Quando a manutenção estrutural do ambiente está em dia, não há surpresas nas contas.

 

Tempo economizado em decorrência de um ambiente organizado

Você está em busca daqueles contratos que há algumas semanas estão perdidos nos armários e gavetas? Procure calcular o tempo que você já despendeu para procurá-los. Este mesmo período poderia ser usado para pôr a energia nas vendas. Tempo é dinheiro. E organização é tudo.

 

Tempo de espera de atendimento do cliente

Se for o caso, quando o cliente vai até sua sede, quanto tempo ele demora até ser atendido? O serviço de recepção é de fato ágil? E a espera ao telefone? É preciso estar seguro de que as pessoas nestes processos são treinadas para as tarefas que desempenham.

E então, com uma rápida analisada a partir do que você leu aqui, sua empresa lhe parece produtiva? Sabia que a GBA Facilities conta com soluções que vão muito ao encontro da urgência em melhorar a produtividade da sua empresa? Por aqui, nossos processos são executados com base no fluxo PLAN (planejar) > DO (executar) > CHECK (verificar) > ACT (agir). Vamos conversar?

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