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O que Mudou na Gestão de Serviços Terceirizados de Limpeza na Pandemia?

O QUE MUDOU NA GESTÃO DE SERVIÇOS TERCEIRIZADOS DE LIMPEZA NA PANDEMIA?

Isto é um fato: a pandemia “pegou todo mundo de surpresa”. Muitos segmentos foram afetados, inclusive o setor de Terceirização de Serviços de Limpeza.

A maioria entende que as empresas de terceirização de serviços cresceram durante a pandemia devido a atuação estar diretamente ligada ao combate ao COVID. Porém, isto não é verdade. O setor tivera inúmeros desafios que atravessaram desde questões operacionais até em contextos financeiros.

As empresas Terceirizadas de Limpeza tiveram que se adaptar rapidamente a várias situações de operação. Normalmente a carteira de clientes de uma Empresa Terceirizada de Limpeza possuí diversos tipos de negócios, com por exemplo, o setor do Varejo, Transporte e Logística, Shopping Center, Hospitais, Academias, Áreas da Saúde, Financeiras, Indústrias, Serviços e Condomínios.

Cada tipo de infraestrutura e negócio precisou se ajustar “do dia para a noite” visando preservar a saúde e bem-estar de todos. Não somente isto, as questões de Asseio, Conservação e Limpeza se tornou algo muito maior e importante. Atualmente, a Organização e Limpeza de uma empresa é sinônimo de credibilidade.

Por estes motivos acima citados, é fundamental ter uma empresa Prestadora de Serviços de Limpeza para cuidar da sua infraestrutura. Para que a parceria entre Cliente e Prestadora de Serviços de limpeza possa funcionar, é necessário cumprir inúmeros requisitos.

A proposta deste artigo é mencionar a mudança que está ocorrendo dentro das empresas e os inúmeros pontos que precisam ser observados dentro da operação de Asseio, Conservação e Limpeza.

HOME-OFFICE, MODELO HÍBRIDO E PRESENCIAL

Muitas empresas perceberam durante a pandemia, que sim, é possível praticar o HOME OFFICE de forma eficiente. Inclusive, muitas Companhias tiveram uma surpresa positiva em relação a produtividade das equipes.

É possível perceber um benefício mútuo neste modelo ofertado. Veja os benefícios para os colaboradores: maior flexibilidade de horário, maior produtividade e melhor qualidade de vida (principalmente para a questão do tempo gasto com transporte de casa até o trabalho e vice-versa). Já para a empresa os benefícios foram ligados principalmente em relação à redução de custos relacionados a infraestrutura. É claro que frente ao que foi dito acima, nem tudo é um “Mar de Rosas”. Existem inúmeros desafios de ambas as partes (Colaborador e Empresa).

O ponto que queremos chegar é que atualmente as empresas estão repensando o seu modelo atual e percebemos três tipos de modelos de atuação: 100% home office; home office & presencial, modelo este estou chamando de “híbrido”; e 100% presencial.

O fato é que antes muitas empresas nem cogitavam o modelo home-office até o início da pandemia. Agora, que já estão testados estes modelos, os gestores de Facilities tem alguns incrementos de dificuldades para lidar com a Gestão de Limpeza dentro dos mais diversos negócios.

O QUE MUDOU?

Antes a limpeza era vista com algo “básico e essencial”. Agora, a Gestão de Limpeza é sinônimo de credibilidade nos mais diversos tipos de negócios. Consideramos isto um marco para o segmento, já que o tema sempre foi “deixado de lado” e considerado puramente um custo para as Organizações.

Aos poucos, as Companhias estão compreendendo que a Gestão de Limpeza ultrapassa esta visão reducionista e míope.  O objetivo deste tipo de Gestão sempre foi promover saúde, bem-estar e atender obviamente as questões estéticas de todo e qualquer ambiente.

Para garantir a qualidade na Prestação de Serviços Terceirizados de Limpeza, é necessário realizar boas práticas e sempre se manter informado acerca das inovações do mercado.

Nós vamos apresentar alguns pontos importantes que devem ser observados, bem como compartilhar as boas práticas que temos visto nos nossos diversos clientes que a GBA Facilities atende.

CONTROLE E COMPORTAMENTO DA INFRAESTRUTURA

Manter o controle no que diz respeito a quantidade de pessoas em um determinado local é uma das práticas que temos visto dentro das Organizações. A premissa é ter um ambiente controlado, sendo assim evitando surtos de COVID.

Antes da pandemia, o comportamento da infraestrutura era “mais previsível” e menos dinâmico. Atualmente, como estes novos modelos operando, cuidar das questões de limpeza de uma infraestrutura se tornou mais desafiador. Com isso, o Gestor de Facilities precisa estar preparado para “orquestrar” a operação de Limpeza e evitar qualquer evento desagradável e insalubre para os clientes.

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