
Dores de cabeça gerados pela má gestão de limpeza no dia a dia
Você conhece verdadeiramente os impactos da falta de higiene no cotidiano?
Todo mundo gosta de estar em um ambiente limpo e organizado. E aliás, é inegável que espaços saudáveis e higienizados proporcionam mais produtividade aos colaboradores. Neste sentido, entra em ação um elemento fundamental: a gestão de limpeza.
Técnicas e métodos de conservação presumem planejamento. Cada local (condomínio, ambiente corporativo, etc.) possui necessidades e procedimentos divergentes. E se passamos longas horas nestes espaços, nada mais justo do que dar a eles a devida atenção.
No artigo de hoje da GBA Facilities, a gente mostra a você alguns problemas (ou verdadeiras dores de cabeça) que uma gestão de limpezadeficitária pode trazer ao dia a dia. Boa leitura!
O que a gestão de limpeza pode evitar no ambiente de trabalho?
Pensando especificamente no meio corporativo, vamos fazer um exercício mental: pense em um grande escritório, com lindo design e móveis de cinema, bastante ergonômicos, inclusive. Gera uma sensação boa se imaginar trabalhando neste ambiente, certo?
Agora imagine o mesmo local, mas com lixo acumulado, piso sujo, estofados manchados e muito pó sobre os computadores e outros equipamentos. Nem mesmo o espaço do cafezinho passa a impressão de limpeza… Quem consegue ser feliz assim?
Um espaço de trabalho requer organização e higiene. Qualquer lapso na gestão de limpeza gera problemas tanto à empresa quanto ao funcionário. Isso porque a falta de higiene ocasiona:
–Proliferação de doenças infecciosas (a exemplo da própria COVID-19)
-Queda na qualidade de vida e motivação de funcionários, clientes e parceiros
-Minimização da produtividade no dia a dia
-Deterioração de materiais e equipamentos
-Depreciação de produtos e serviços
Este último item pode ter consequências estarrecedoras. Independentemente do segmento de atuação, qualquer empresa que tenha como hábito receber visitas de clientes precisa ter uma excelente gestão de limpeza e desinfecção – ainda mais em tempos de pandemia. Lembre-se sempre: a primeira impressão é a que fica!
Hábitos para uma boa gestão de limpeza
Algumas medidas podem ser colocadas em prática para que a gestão de limpeza vire rotina em uma empresa ou condomínio. São elas:
-Manter áreas comuns livres e organizadas, afastando objetos que não pertencem ao espaço, como caixas e ferramentas
-Armazenar todos os materiais e produtos em locais adequados
-Não acumular lixo e sujeira
-Limpar móveis e equipamentos com materiais adequados
-Evitar comer em espaços inadequados
Como dissemos no começo deste artigo, espaços bem organizados e limpos só trazem benefícios: otimização de tempo, motivação, segurança, disciplina, seriedade frente ao cliente, melhor conservação de móveis e equipamentos e tantos outros atributos.
Qual é a importância da gestão de limpeza profissional?
Por que se preocupar com a gestão de limpeza do condomínio ou empresa se é possível deixar o assunto nas mãos de quem entende?
Uma empresa especializada como a GBA Facilities se encarrega de tudo: desde os materiais adequados e seguros à higienização até a contratação de pessoal especializado e a elaboração de cronogramas. Desta forma, não há motivos para se preocupar.
Entre em contato conosco e receba um orçamento. A GBA Facilities está no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo.