
Como deve ser feita a limpeza de condomínio?
Um condomínio seguro e higienizado é necessidade básica.
A limpeza de condomínio é importantíssima quando o assunto é bem-estar e segurança de moradores, funcionários e terceiros. E em tempos de pandemia, então, ainda mais.
No entanto, ao contrário do que muita gente pensa, esta não é uma tarefa singela, para a qual “se dá um jeitinho”. Devem ser considerados inúmeros fatores, a começar pelo tamanho do empreendimento e das diversas áreas que o integram.
No artigo de hoje, a GBA Facilities mostra a você quais as características e processos imprescindíveis para manter a limpeza de condomínio em dia. Confira!
A limpeza de condomínio é um dever
Você sabia? É de responsabilidade do síndicos manter as áreas comuns do condomínio em pleno funcionamento, de acordo com o Artigo 1348 da Lei nº 10.406 de 10 de Janeiro de 2002.
Ao negligenciar a higienização, além de prejudicar quem ali convive, ainda não se contribui em nada para a imagem do condomínio. E ninguém quer estar mal falado, não é mesmo?
É importante seguir regras
É claro que cada empreendimento requer cuidados diferentes. Isso significa que, por exemplo, um condomínio com muitas crianças e espaços destinados a elas, exigirá uma demanda diferente em comparação a um ambiente corporativo.
Desta forma, ao estabelecer regras, é preciso considerar e delimitar as particularidades dos locais. Uma vez que estes aspectos estejam mapeados, fica fácil montar cronogramas checklists de higienização.
Práticas para a limpeza de condomínio
A frequência para cada espaço deve ser bem estipulada. Este é o primeiro passo para uma rotina organizada. Evidentemente, durante a pandemia tudo foi alterado e as frequências aumentaram.
Mas quando há normalidade, é importante estabelecer as periodicidades de cada espaço comum. Além disso, as respostas para as perguntas abaixo devem ser respondidas com clareza.
Quais os melhores horários?
A rotina implica saber períodos menos movimentados. Nestes momentos, escalas e horários de equipes podem ser arranjados sem quaisquer impeditivos.
Quando e com que frequência comprar produtos de limpeza?
Alguns especialistas sugerem que compras de materiais de limpeza feitas semanalmente tendem a ser mais onerosas. Isso se deve ao fato de que normalmente itens não necessários acabam sendo incluídos. A dica é adquirir os insumos mensalmente.
Quais são os materiais e equipamentos de segurança necessários?
Cada ambiente requer produtos específicos. E este cuidado pode gerar economia. Por que usar um produto caro em determinada superfície que poderia ser higienizada com materiais mais baratos?
Por outro lado, segurança é a palavra de ordem. Não se pode pôr um trabalhador em risco sob hipótese alguma. Daí a importância de mapear também a necessidade de equipamentos de proteção.
Conte com mão de obra eficaz
O barato sai caro. Quem nunca ouviu esta expressão? E aqui ela se aplica muito bem. A limpeza de condomínio deve ser tratada com seriedade e profissionalismo.
A contratação de uma empresa terceirizada e altamente eficaz reduz as dores de cabeça, porque a administração condominial sabe que uma demanda tão importante estará em boas mãos.
A GBA Facilities está no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo, atuando nos mais diversos segmentos do mercado. Vamos conversar?