
Terceirização de serviços de limpeza e Facilities: Como montar uma boa equipe?
O segredo do sucesso no setor de facilities é contar com uma boa equipe: motivada, engajada e eficiente. Mas como montar uma? Confira!
Atender bem as demandas de Limpeza, Manutenção Predial, Portaria 24 horas, Recepção, Jardinagem e outros serviços ligados a gestão de infraestrutura não é uma simples tarefa.
Essa é a missão Síndico, Gestor de Facilities e prestador de serviços terceirizados.
Queremos compartilhar, neste artigo, alguns temas que podem ajudar os responsáveis a terem sucesso nas demandas de Facilities e demais Serviços Terceirizados.
Como engajar colaboradores que atendem demandas de facilities e outros serviços terceirizados
- Responder de forma ágil quando o colaborador solicitar ajuda ou relatar algum problema pessoal. Dar assistência a estes profissionais que atendem os setores de Facilities é fundamental;
- Oferecer algum tipo de Prêmio Assiduidade no vale refeição. Ou seja, premiar os colaboradores terceirizados caso não tenham faltas e atrasos;
- Aniversário: oferecer um “mimo” no dia do aniversário de cada integrante do time de Facilities. Você não faz ideia do quanto eles gostam disso;
- Datas comemorativas: Em datas especiais, como por exemplo, dia das mães, procure reconhecer as “mães que cuidam das suas demandas de Facilities”;
- Bottom de reconhecimento por tempo de casa: é muito legal a iniciativa de oferecer um bottom no crachá dos colaboradores terceirizados que atingem mais de um ano de empresa;
- Bottom de reconhecimento para o colaborador terceirizado do mês: acredite se quiser, reconhecer os excelentes colaboradores de Facilities cria um alto engajamento e uma cultura de valorização incrível;
- Plano de saúde: Se for possível, ofereça um plano de saúde para todo o seu time de Facilities. Os colaboradores terceirizados costumam valorizar este tipo de benefício.
Algumas fotos de reconhecimento dos nossos times de limpeza e facilities
Planejamento dos Serviços Terceirizados de Facilities
- Criar um cronograma diário dos serviços de Limpeza e Facilities. Faça algo bem prático e intuitivo. Aqui na GBA Facilities, por exemplo, nós temos um cronograma de Limpeza dividido em blocos sequenciais. Cada bloco corresponde ao ambiente que a pessoa deve limpar;
- Criar um cronograma periódico de serviços de Limpeza e Facilities. Veja o exemplo de como manter as demandas de Limpeza e Facilities bem atendidas;
- Para finalizar, crie o POP (Procedimento Operacional Padrão). Neste documento você vai descrever todas as etapas e rotinas de Limpeza e Facilities.
Indicadores importantes que devem estar no radar de que qualquer profissional de facilities ou síndico
- Índice de rotatividade dos times terceirizados;
- Índice de absenteísmo;
- Ter em mãos os resultados das entrevistas de desligamento de todos os colaboradores terceirizados que não mais parte do time de Limpeza e Facilities;
- Registrar todas as queixas dos seus clientes internos. Por exemplo, toda vez que houver reclamações de Limpeza, anote em um relatório. Com o tempo, você terá uma noção clara de quais são os problemas de gestão de Limpeza e Facilities que se repete mês a mês. Você terá condições de corrigir os problemas de Gestão de Facilities de forma muito mais assertiva;
Pesquisa de satisfação e NPS (Net Promoter Score)
- Ouvir o seu cliente interno é fundamental. A opinião dele dirá a você se as demandas de Limpeza, Jardinagem, Manutenção Predial, Portaria 24 horas, Recepção e outros serviços de Facilities estão satisfatórios.
- A pergunta principal que você deve fazer nesta pesquisa é: “De zero a dez, qual a chance de você recomendar a empresa de Limpeza e Facilities para a um amigo?”.
- Recomendo neste caso que você busque na internet como funcionam os resultados e apuração. É muito simples e acessível de entender.
Considerações finais sobre as demandas de limpeza e demais serviços de facilities
Não temos dúvidas que haverá êxito no manejo das equipes e demandas de Limpeza e Facilities se todas estas medidas forem adotadas.
A GBA Facilities atua fortemente nestes pilares.
É claro, que o assunto vai longe.
dcTemos inúmeras estratégias, além das citadas neste artigo, que são utilizadas em nossas operações.
Fale com a GBA Facilities caso você queira eliminar essa dor de cabeça gerada pelas demandas de Limpeza e Facilities.