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Terceirização de serviços de limpeza e Facilities: Como montar uma boa equipe?

O segredo do sucesso no setor de facilities é contar com uma boa equipe: motivada, engajada e eficiente. Mas como montar uma? Confira!

Atender bem as demandas de Limpeza, Manutenção Predial, Portaria 24 horas, Recepção, Jardinagem e outros serviços ligados a gestão de infraestrutura não é uma simples tarefa.

Essa é a missão Síndico, Gestor de Facilities e prestador de serviços terceirizados.

Queremos compartilhar, neste artigo, alguns temas que podem ajudar os responsáveis a terem sucesso nas demandas de Facilities e demais Serviços Terceirizados.

Como engajar colaboradores que atendem demandas de facilities e outros serviços terceirizados

  • Responder de forma ágil quando o colaborador solicitar ajuda ou relatar algum problema pessoal. Dar assistência a estes profissionais que atendem os setores de Facilities é fundamental;
  • Oferecer algum tipo de Prêmio Assiduidade no vale refeição. Ou seja, premiar os colaboradores terceirizados caso não tenham faltas e atrasos;
  • Aniversário: oferecer um “mimo” no dia do aniversário de cada integrante do time de Facilities. Você não faz ideia do quanto eles gostam disso;
  • Datas comemorativas: Em datas especiais, como por exemplo, dia das mães, procure reconhecer as “mães que cuidam das suas demandas de Facilities”;
  • Bottom de reconhecimento por tempo de casa: é muito legal a iniciativa de oferecer um bottom no crachá dos colaboradores terceirizados que atingem mais de um ano de empresa;
  • Bottom de reconhecimento para o colaborador terceirizado do mês: acredite se quiser, reconhecer os excelentes colaboradores de Facilities cria um alto engajamento e uma cultura de valorização incrível;
  • Plano de saúde: Se for possível, ofereça um plano de saúde para todo o seu time de Facilities. Os colaboradores terceirizados costumam valorizar este tipo de benefício.

 

Algumas fotos de reconhecimento dos nossos times de limpeza e facilities

colaborador GBA

colaborador GBA Facilities

colaborador GBA

 

Planejamento dos Serviços Terceirizados de Facilities

  • Criar um cronograma diário dos serviços de Limpeza e Facilities. Faça algo bem prático e intuitivo. Aqui na GBA Facilities, por exemplo, nós temos um cronograma de Limpeza dividido em blocos sequenciais.  Cada bloco corresponde ao ambiente que a pessoa deve limpar;
  • Criar um cronograma periódico de serviços de Limpeza e Facilities. Veja o exemplo de como manter as demandas de Limpeza e Facilities bem atendidas;
  • Para finalizar, crie o POP (Procedimento Operacional Padrão). Neste documento você vai descrever todas as etapas e rotinas de Limpeza e Facilities.

 

Indicadores importantes que devem estar no radar de que qualquer profissional de facilities ou síndico

  • Índice de rotatividade dos times terceirizados;
  • Índice de absenteísmo;
  • Ter em mãos os resultados das entrevistas de desligamento de todos os colaboradores terceirizados que não mais parte do time de Limpeza e Facilities;
  • Registrar todas as queixas dos seus clientes internos. Por exemplo, toda vez que houver reclamações de Limpeza, anote em um relatório. Com o tempo, você terá uma noção clara de quais são os problemas de gestão de Limpeza e Facilities que se repete mês a mês. Você terá condições de corrigir os problemas de Gestão de Facilities de forma muito mais assertiva;

Pesquisa de satisfação e NPS (Net Promoter Score)

  • Ouvir o seu cliente interno é fundamental. A opinião dele dirá a você se as demandas de Limpeza, Jardinagem, Manutenção Predial, Portaria 24 horas, Recepção e outros serviços de Facilities estão satisfatórios.
  • A pergunta principal que você deve fazer nesta pesquisa é: “De zero a dez, qual a chance de você recomendar a empresa de Limpeza e Facilities para a um amigo?”.
  • Recomendo neste caso que você busque na internet como funcionam os resultados e apuração. É muito simples e acessível de entender.

Considerações finais sobre as demandas de limpeza e demais serviços de facilities

Não temos dúvidas que haverá êxito no manejo das equipes e demandas de Limpeza e Facilities se todas estas medidas forem adotadas.

A GBA Facilities atua fortemente nestes pilares.

É claro, que o assunto vai longe.

dcTemos inúmeras estratégias, além das citadas neste artigo, que são utilizadas em nossas operações.

Fale com a GBA Facilities caso você queira eliminar essa dor de cabeça gerada pelas demandas de Limpeza e Facilities.

Mozart Ianner, Diretor da GBA Facilities.

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