BLOG

Estou InteressadoPEÇA SEU ORÇAMENTO

Práticas de sustentabilidade ambiental no mercado de facilities e limpeza: saiba como e a importância de implementá-las na sua empresa!

A sustentabilidade é uma pauta que todos devem levantar. Ao tecer um olhar sobre o papel social de empresas, isso se torna ainda mais relevante. Afinal, a forma como uma empresa deseja contribuir para um mundo reflete também os valores que ela tem. Para empresas que implementam a sustentabilidade no mercado de facilities e limpeza, essa é uma ótima maneira de se aproximar de quem também entende a importância desse aspecto.

Além disso, a preocupação com a sustentabilidade impacta diretamente na visão que clientes, colaboradores e parceiros têm desse mesmo negócio. Pensando sobre este ponto, debater práticas de sustentabilidade ambiental no mercado de facilities e limpeza faz-se imprescindível para qualquer empresa que deseja ser grande em diversos sentidos.

Se você tem uma empresa e se importa e se interessa em mantê-la com comprometimento ambiental e sustentável, não deixe de conferir este artigo! Nele, você poderá conhecer algumas práticas de sustentabilidade ambiental no mercado de facilities e a importância das mesmas!

Boa leitura!

A importância de implementar práticas de sustentabilidade ambiental na área de limpeza

Em meio a tantas empresas no mercado, não basta cumprir o próprio propósito para ser uma empresa de sucesso e se diferenciar das demais. É necessário investir em diversos pontos e demonstrar sempre o interesse pela melhora.

Existem diversas políticas de melhorias que uma empresa pode implementar e pensando não apenas no próprio lucro ou benefício, mas também nos âmbitos social e ambiental. 

Além do mais, o papel de uma empresa que se compromete com pautas relevantes desses âmbitos transmite também um incentivo para que seus stakeholders reproduzam as mesmas práticas.

Por exemplo, um consumidor de uma empresa sustentável se já não a escolheu por este motivo, tem maior tendência a realizar atos sustentáveis por conta desta relação com a empresa.

Isso é fundamental para fazer com que mais pessoas se interessem e ajam para a manutenção de nossos ecossistemas.

Da mesma maneira, empresas que se afastam de medidas sociais e ambientais, por exemplo, também afastam outros possíveis parceiros e consumidores, além de possibilitar a perda dos mesmos para uma organização mais engajada sustentavelmente. 

Afinal, estamos falando de uma sociedade que cada vez mais entende a necessidade de cuidar do nosso planeta. Por isso, tem sido bastante comum a busca por produtos e serviços que não apenas atendam ao que é proposto.

Assim, os consumidores e demais stakeholders se relacionam com empresas que têm aspectos, valores e costumes alinhados com os deles.

Exemplos de boas práticas de sustentabilidade ambiental 

Para implementar ações sustentáveis, uma empresa não precisa de muito esforço! Basta um esforço estratégico, o interesse em mudar e a iniciativa! Com esses fatores já é possível perceber que poucos detalhes fazem muita diferença!

Sim! Nem todas as medidas de sustentabilidade exigem uma grande mudança na rede, na rotina ou nos esforços da empresa e seus colaboradores.

Na realidade, apesar de haverem mudanças e elas serem realmente significativas para o meio ambiente, isso não quer dizer que elas sejam trabalhosas.

Abaixo é possível conhecer alguns exemplos de práticas de sustentabilidade ambiental que podem fazer a diferença no seu negócio. Confira:

Reaproveitamento de água da chuva

O reaproveitamento de água da chuva já é realidade e é possível ajudar bastante o meio ambiente ao aderir a essa técnica. Essa água pode regar plantas de toda uma estrutura, além de ser extremamente útil para a limpeza!

É possível utilizar essa mesma água para dar descarga em sanitários. Em empresas, essa é uma estratégia excelente visto que há diversos funcionários fazendo uso dos banheiros diariamente!

Outra possibilidade na área de limpeza que pode ser sustentável com o reaproveitamento da água da chuva é a limpeza de pátios, locais abertos e a depender, até mesmo de espaços internos! No final das contas, essas medidas irão garantir uma boa economia de água!

Optar por produtos de limpeza que sejam menos danosos ao meio ambiente

Uma maneira muito fácil de colaborar com a sustentabilidade ambiental no mercado de facilities e limpeza é acertar na escolha dos produtos! Algumas limpezas podem prezar pela qualidade de um produto, enquanto outras zelam pelo preço, outras pelos aromas, etc.

Por isso, elas podem também ter como critério produtos de limpeza que sejam menos prejudiciais à natureza. Em geral, produtos biodegradáveis e outros que não são testados em animais se encaixam perfeitamente nas opções!

Existe uma gama completa de produtos que podem oferecer uma limpeza de qualidade e com um preço justo que ainda são sustentáveis! Abandonar produtos tóxicos e com químicos que agridem o meio ambiente é uma escolha bastante assertiva para quem está implementando práticas de sustentabilidade na área de limpeza.

Conclusão

Quando os profissionais de uma empresa iniciam os projetos de práticas de sustentabilidade ambiental, logo eles percebem que não há grandes dificuldades quanto a isso. 

E que muito embora, inicialmente, as práticas possam parecer como novas demandas e custos, não tardará para que os benefícios apareçam! Por exemplo, a economia de água, como citado acima, além de ajudar o meio ambiente diminui o valor da conta de água da organização.

Além disso, o comprometimento com a sustentabilidade trata-se de um investimento e não de um prejuízo! É importante modificar a forma como inovações e engajamento social e ambiental são vistos para banalizá-los.

Assim, é possível envolver cada vez mais pessoas e empresas em busca de um mundo mais sustentável! E se você realmente se importa com a sua empresa, o asseio e a conservação de limpeza da mesma com qualidade e com cuidados sustentáveis, conheça a GBA Facilities! Visite o nosso site e solicite o seu orçamento!

VEJA TAMBÉM

Quais são as melhores práticas de limpeza na indústria?

Quais são as melhores práticas de limpeza na indústria?

ACESSAR
Como a tecnologia IoT pode ajudar o setor de limpeza e facilities?

Como a tecnologia IoT pode ajudar o setor de limpeza e facilities?

ACESSAR
Práticas de sustentabilidade ambiental no mercado de facilities e limpeza: saiba como e a importância de implementá-las na sua empresa!

Práticas de sustentabilidade ambiental no mercado de facilities e limpeza: saiba como e a importância de implementá-las na sua empresa!

ACESSAR
GBA FACILITIES - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Preencha seus dados e prossiga x