BLOG

Estou InteressadoPEÇA SEU ORÇAMENTO

Gestão de facilities: o profissional do futuro

Entenda por que a gestão de facilities vem crescendo, ganhando destaque e se tornando cada vez mais valorizada no mercado.

Independente do porte da empresa ou de seu segmento, o profissional de facilities é um recurso extremamente importante para todas as organizações.

Ele atua na gestão, operação e manutenção, seja no local de trabalho ou em projetos de retrofit.

Quais os desafios do gestor de facilities?

Muito mais que um administrador, o gestor de facilities é responsável por pensar em um cenário mais macro, a fim de garantir conforto, segurança e funcionalidade.

Além de integrar ambientes, pessoas, processos e tecnologias. O gestor de facilities tem influência significativa sobre a eficiência da empresa em vários aspectos.

Em termos financeiros, o gerenciamento desta área pode, por muitas vezes, constituir com o segundo maior custo para as empresas.

O que leva o profissional de facilities a se manter atualizado e preparado, pois quando relevante, pode dar um contributo considerável na linha final de forma contínua.

O mais importante é que o gestor de facilities entenda de planejamento estratégico, tenha bons relacionamentos em diferentes segmentos, saiba dialogar e identificar necessidades.

Como mencionado anteriormente, o gestor de facilities é muito mais que um administrador, pois além de aptidão para fazer negociação, ele precisa gerenciar pessoas e lidar com colaboradores, pessoal terceirizado, clientes, entre outros.

Ele coordenará toda uma infraestrutura e não poderá fazer isso sozinho. Portanto, uma boa equipe técnica e operacional lhe permitirá não perder o controle de suas operações.

Gestão de facilities: o que esperar do futuro?

Entendendo todos esses desafios que o profissional de facilites pode encontrar, é necessário que ele deva seja multifuncional, controlando várias atividades simultaneamente.

Frente a esta rotina dinâmica, adota-se uma postura mais ativa, passando por mais planejamento, revisando e criando processos e, por fim, um dos pilares mais importantes é o treinamento de equipe.

Em experiências passadas onde atuei com planejamento, supply chain, costumer service e gestão de projetos, trago uma bagagem extra para gerir os desafios do dia a dia de facilities.  Com isso deixei de “apagar incêndios” e tive uma gestão mais estratégica.

Gestão de facilities é o “serviços gerais”, porém muito mais embasamento e com foco no o futuro, acompanhando todo o progresso tecnológico.

O gestor de facilities ganhou várias ferramentas que vão desde softwares de sistema de gestão, até os famosos KPI’s (indicadores de desempenho).

Podendo atuar de forma proativa e promover os devidos ajustes para entrega dos seus SLA’s (Acordo de Níveis de Serviços).

Essas constantes mudanças do mercado, incluindo a gestão de facilities, fazem com que haja uma forte tendência em relação à flexibilidade, principalmente por se tratar de trabalhos baseados em prestação de serviços.

Por isso, é necessário ficar atento a tudo que tem de novo no mercado, assim haverá cada vez mais demandas para assuntos como gestão de prédios inteligentes.

Além de gestão de mudanças no local de trabalho, a sustentabilidade e as construções sócias ambientais responsáveis, também estão nas pautas das questões que estão por vir.

Desta forma, os gestores de facilites serão cada vez mais protagonistas para orquestrar essas mudanças e novos desafios.

 

Artigo escrito por
Erik Migliorini Cruzeiro

  • Graduado em Administração de Empresas
  • Mais de 12 anos de experiencia
  • Atuação em empresas nacionais e multinacionais de grande porte como EDP, Tenda, BRF e Wal Mart
  • Mais de 5 anos na área de facilities
  • Participação em projetos de linha de transmissão
  • Atuação como PMO e como Gestor de Facilites
  • Responsável pelo gerenciamento dos escritórios, implantação, manutenção e expansão
  • Atuação em todo território nacional
  • Atualmente em transição de carreira, assessorado pela Thomas Case & Associados.

VEJA TAMBÉM

O que Mudou na Gestão de Serviços Terceirizados de Limpeza na Pandemia?

O que Mudou na Gestão de Serviços Terceirizados de Limpeza na Pandemia?

ACESSAR
Quanto custa o serviço terceirizado de limpeza?

Quanto custa o serviço terceirizado de limpeza?

ACESSAR
O ingrediente que falta no mercado de terceirização de serviços

O ingrediente que falta no mercado de terceirização de serviços

ACESSAR
GBA FACILITIES - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Preencha seus dados e prossiga x