BLOG

Estou InteressadoPEÇA SEU ORÇAMENTO

Gestão de Facilities e Limpeza dentro de Indústrias: entenda mais!

Com o desenvolvimento do mercado muitos aspectos mudaram. Os empregos se transformaram, as relações se alteraram e até mesmo a forma de gerir os serviços, os funcionários e demais questões em empresas indústrias também mudaram. 

Essa transformação dá espaço para novas formas de gestão e novas maneiras de relacionar o trabalho. Sob esse contexto, a Gestão de Facilities, ou gestão de instalações, entra em ação. 

Com relação às indústrias e sua grande quantidade de demandas, a Gestão de Facilities, como por exemplo das questões atreladas à limpeza, também precisou passar por inovações e é sobre esse tema que este artigo se estende. 

Para saber mais sobre a Gestão de Facilities atrelada às indústrias, principalmente no quesito limpeza, não deixe de conferir o texto na íntegra e tirar todas as dúvidas.

Boa leitura!

Gestão de Facilities: o que é?

Antes de falar sobre a Gestão de Facilities para empresas, é indispensável saber seu conceito e área de atuação. É possível entender a Gestão de Instalações como todo o gerenciamento de rotinas, espaços, pessoas e organizações.

Os espaços costumam ser infraestruturas ou locais como escritórios, indústrias, empresas ou qualquer outro local que requisite ordenamento. 

A Gestão de Facilities tem o intuito de garantir que tudo corra bem em tais espaços a partir da manutenção da infraestrutura e da organização deles. 

Atualmente, com a terceirização de serviços, a Gestão de Facilities foi otimizada. É possível contratar uma empresa para atuar com essas demandas estruturais da organização e contar com a experiência, qualificação e praticidade dela.

Alguns processos de facilities que podem ser terceirizados são: limpeza e conservação, serviços de asseio, etc.

Quais são os desafios da Gestão de Facilities em indústrias?

A criação de um gerenciamento destinado a demandas de espaços por si só já é bastante desafiadora. No entanto, ao pensar em uma indústria, seu contingente de funcionários e a sua logística, esses desafios são ainda maiores. E quais são eles? Veja abaixo:

Gestão financeira

Devido à responsabilidade de ordenar diversos setores e pessoas, a Gestão de Facilities é também responsável pela permissividade de gastos de uma empresa. Por exemplo, se uma gestão operacionaliza máquinas e/ou compras custosas, isso vai impactar diretamente nos gastos da organização.

Da mesma maneira, se a gestão for atenta aos detalhes e focada na economia, é possível garantir a boa condução e funcionamento da empresa gastando menos.

Certamente, com tantos aspectos para lidar, é complicado lidar com a gestão financeira e por isso a distribuição de tarefas pode auxiliar os gestores de Facilities. Uma boa maneira de fazer isso é através da terceirização de alguns serviços.

Manutenção da qualidade das rotinas e dos profissionais

O mercado de trabalho conta com muitos profissionais, mas nem todos eles são adequados ao que uma empresa precisa ou a qualidade e rigor esperados. Apesar disso, esses fatores são muito importantes, pois eles impactarão diretamente a funcionalidade da empresa.

Ou seja, mexerá justamente com o objetivo da Gestão de Facilities. Por isso, a terceirização tem sido ideal atualmente, afinal, a contratação de uma empresa é feita mediante a garantia de um trabalho de excelência.

A terceirização opera com a prestação de serviços de funcionários qualificados, experientes e comprometidos, como os que a GBA Facilities garante.

Inovação de facilities dentro das indústrias

Com as transformações dentro das indústrias, ter uma Gestão de Facilities comprometida com as melhorias é indispensável. No entanto, a utilização de mecanismo e rotinas que facilitam a rotina desses profissionais é essencial para garantir uma gestão mais assertiva.

Atualmente, existem diversas inovações que podem dar esses resultados e a gestão de facilities precisa incluí-las. Ao falar de indústrias e todas as suas demandas, essas inovações tornam-se ainda mais indispensáveis.

Confira abaixo algumas delas:

  • Utilização de dispositivos próprios para a gestão (celulares, computadores, tablets, etc.);
  • Adoção de programas e aplicativos para otimizar a gestão;
  • Atualização de informações em tempo real;
  • Utilização de mídias sociais ou plataformas de comunicação para melhorar o diálogo entre os setores e profissionais.

Por falar em inovação em indústrias e Gestão de Facilities, com a empresa certa para contratar prestadores de serviço, é possível contratar pessoas que saibam manusear todos esses dispositivos e rotinas.

Por isso, mais do que implementá-los lembre-se que é necessário deixá-los sob a supervisão de pessoas que sejam qualificadas para lidar com as inovações para as empresas.

A tecnologia evolui e está sempre a favor do progresso de empresas, indústrias e gestão, mas precisa ser utilizada da maneira certa.

A GBA Facilities atua com sensores, automação e digitalização justamente para otimizar os processos de empresas e indústrias. 

Importância da terceirização de limpeza no processo de Gestão de Facilities de uma indústria?

Se cabe à Gestão de Facilities garantir o bom funcionamento das empresas a partir da organização de setores, a limpeza é um deles. 

A terceirização de limpeza está cada vez mais comum devido às facilidades de contratação, benefícios mútuos e possibilidade de contratar pessoas com qualificação garantida. Afinal, os serviços de limpeza são imprescindíveis para qualquer organização e quem zela por isso pode optar por esse modelo de contratação.

Com relação à indústria, a limpeza é primordial. Primeiramente, a depender do tipo de produção de uma indústria, a poeira e a sujeira podem ser causadoras de explosão. Ademais, em excesso elas podem atrapalhar o funcionamento das máquinas.

Além disso, os compostos que se acumulam podem ser insalubres para os funcionários.

Essas e outras razões trazem à tona a necessidade de investir bem no cuidado com a limpeza de uma indústria. Para isso, é possível fazer a contratação de uma empresa que presta serviços terceirizados. 

A terceirização de serviços de limpeza é uma excelente alternativa para melhorar a gestão de limpeza. Então que tal não perder tempo e levar isso para a sua empresa?

Fale conosco e solicite a sua proposta!

VEJA TAMBÉM

Quais são as melhores práticas de limpeza na indústria?

Quais são as melhores práticas de limpeza na indústria?

ACESSAR
Como a tecnologia IoT pode ajudar o setor de limpeza e facilities?

Como a tecnologia IoT pode ajudar o setor de limpeza e facilities?

ACESSAR
Práticas de sustentabilidade ambiental no mercado de facilities e limpeza: saiba como e a importância de implementá-las na sua empresa!

Práticas de sustentabilidade ambiental no mercado de facilities e limpeza: saiba como e a importância de implementá-las na sua empresa!

ACESSAR
GBA FACILITIES - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Preencha seus dados e prossiga x