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Como avaliar uma proposta de prestação de serviço de limpeza?

No artigo de hoje, esclarecemos pontos cruciais para entender a proposta de prestação de serviço de limpeza antes de assinar o contrato.

Entre contratar ou terceirizar, você já viu aqui no blog da GBA Facilities que vale muito mais à pena a segunda opção.

Mas e na hora de encontrar um parceiro com uma boa proposta de prestação de serviço de limpeza? Que requisitos é preciso considerar? O primeiro passo é ter atenção.

Uma série de questões precisa ser levada em conta antes de “bater o martelo”. Afinal, é necessário deixar a conservação da sua empresa e condomínio nas mãos de quem realmente entende.

Mozart Ianner, diretor da GBA Facilities, já havia exposto uma série de conselhosaqui.

No artigo de hoje, expandimos as ideias de Ianner e acrescentamos novos pontos à avaliação de propostas de prestação de serviços de limpeza. Boa leitura!

 

Você vai ver neste artigo:

  • Recapitulando as vantagens da terceirização
  • Como ocorre a terceirização de serviços de limpeza?
  • Por onde começar a analisar uma proposta de prestação de serviços de limpeza?
  • Conclusão
  • Conheça a GBA Facilities

 

Recapitulando as vantagens da terceirização

Funcionários altamente especializadas, sem burocracias contratuais e equipe sempre do mesmo tamanho e muito bem treinada. Assim poderíamos resumir as vantagens da terceirização de serviços.

Inegavelmente, terceirizar é otimizar tempo e recursos, sobretudo. Aqui na GBA costumamos dizer que estabelecemos verdadeiras relações de parceria com nossos clientes, que, despreocupados, podem focar apenas no que importa: a produtividade e o rendimento de seus negócios.

 

Como ocorre a terceirização de serviços de limpeza?

A terceirização de serviços de limpeza se dá a partir de um contrato direto com uma empresa prestadora do serviço de limpeza – como a GBA Facilities.

Mas antes de qualquer assinatura, devem ser levantadas informações, tendo em mente quais as necessidades da empresa ou condomínio.

A partir de então, a empresa contratante define as características das demandas em detalhes.

Todo o planejamento da empresa terceirizada será desenvolvido com base nestas informações.

Para entender melhor, clique aqui e leia a matéria completa que já publicamos aqui no blog.

 

Por onde começar a analisar uma proposta de prestação de serviço de limpeza?

O que vamos listar a seguir é um compilado com algumas dicas do que considerar antes de contratar uma prestadora de serviço de limpeza. Papel e caneta na mão? Anote aí!

 

1.    Verifique a experiência da prestadora de serviços

A empresa com a qual você está conversando tem experiência há quanto tempo?

Lembre-se de que quanto mais trabalhos já concretizados pela terceirizada, mais preparada ela tende a estar para atender às necessidades de sua empresa ou condomínio.

Uma boa dica é conversar com outros gestores que já trabalharam com a organização.

Cheque como tudo ocorreu. Entenda a dinâmica e avalie o nível de satisfação de quem contrata ou já contratou.

Também verifique como a empresa se comunica nas redes sociais, se o site é completo, etc.

Quanto mais informações você reunir, mais fácil ficará de ponderar um eventual fechamento de contrato.

 

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2.    Qual a reputação da empresa?

A análise da solidez da terceirizada é determinante antes de fechar contrato.

Você pode, por exemplo, averiguar se a empresa já passou por processos e se está em concordância com as normas e leis.

Avalie também há quanto tempo a organização está no mercado.

 

3.    O treinamento aos funcionários é suficiente?

A qualificação dos funcionários da terceirizada é outro fator importante ao analisar propostas de prestação de serviços de limpeza.

De preferência, este quesito deve ser averiguado já a partir dos primeiros contatos.

Quem se encarregará da higienização da sua empresa ou condomínio precisa ser capacitado, ágil e atencioso.

Fechar contrato sem conhecer a qualificação de quem estará com você no dia a dia não é adequado.

 

4.    Avalie os critérios de qualidade da terceirizada

Questione a respeito dos recursos utilizados pela empresa contratada para as suas demandas.

Os produtos são de qualidade? E mais: são verdadeiramente os apropriados para as finalidades? A pandemia da COVID-19, por exemplo, exige bons desinfetantes.

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5.    A segurança é fundamental!

A segurança dos funcionários deve ser fator decisivo e importante. Para determinadas atividades, é imprescindível o uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s).

Cabe à terceirizada providenciar todos os utensílios de segurança. Isso é o que garantirá a integridade de quem trabalha.

 

6.    A disponibilidade da terceirizada é adequada às necessidades?

Sua empresa acorda com a terceirizada que devem ser sempre disponibilizados ‘x’ funcionários para a sua empresa. No entanto, na realidade, são enviados menos colaboradores. Já pensou na dor de cabeça?

Por este motivo, veja qual o tamanho da equipe que lhe será disponibilizada. O que estiver estabelecido em contrato deve ser sempre cumprido.

 

7.    Acompanhe o atendimento de perto

Esta é inclusive uma dica posterior, que foge do período de análise e busca de uma terceirizada idônea.

Nem sempre será possível, mas depois de firmado o contrato, acompanhe o desenvolvimento das atividades de perto. Isso permitirá adaptar determinados pontos com a empresa terceirizada.

Também é válido como feedback para a próxima prestadora de serviços, que nem sempre conseguirá avaliar precisamente como trabalham seus funcionários.

O seu feedback sempre será o termômetro para a contratada.

 

Conclusão

 

Obviamente, antes que seja fechado qualquer contrato, é preciso estar atento.

Não se pode firmar parcerias com empresas cuja reputação deixam a desejar. Isso pode gerar aquela dor de cabeça.

Por isso, expusemos aqui alguns pontos fundamentais para ter em mente antes de firmar acordo.

A conservação e limpeza das empresas e condomínios é assunto sério.

Além disso, é importante ressaltar que cada ambiente requer uma rotina e materiais específicos. Daí a necessidade de um bom parceiro, com um planejamento consistente.

 

Conheça a GBA Facilities

De serviços de conservação e limpeza, nós entendemos. Contamos com equipes especializadas, que passam por constantes treinamentos.

E fique despreocupado, porque nos encarregamos de tudo: desde os materiais adequados à higienização à contratação de pessoal e à elaboração de cronogramas.

Entre em contato conosco e receba um orçamento. A GBA Facilities está no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo.

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